Associação Cristã Estância de Luz

A Associação Cristã Estância de Luz – ACEL constituída em junho de 1992, é uma Instituição não governamental, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, educacional e assistencial, com a finalidade estatutária de atender às crianças, adolescentes e famílias, sem distinção de raça ou credo, que se encontre em situação de vulnerabilidade social, promovendo atividades com base no padrão holístico, cuja metodologia englobe a educação em valores universais.

UMA HISTÓRIA DE AMOR AO PRÓXIMO



A Associação Cristã Estância de Luz – ACEL, teve sua origem através de um grupo de mães liderado por uma assistente social que questionavam e refletiam sobre a situação da vulnerabilidade social, vivenciada pela comunidade local (crianças/adolescentes/famílias).
Em função disto, em 28/06/1992, com sede própria cedida por um casal integrante do grupo em uma área de 1200 m2 no Bairro dos Freitas – Região Norte – caracterizado pelo alto índice de vulnerabilidade social, foi constituída a ACEL, Instituição não governamental, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, educacional e assistencial, com a finalidade estatutária de atender às crianças, adolescentes e famílias, sem distinção de raça ou credo, atuando nas áreas de educação e cidadania, meio ambiente, saúde, social, compreendendo o ser integral em sua singularidade.

Em 1995 efetiva-se o Programa “Creche Lar Escola Mãe Mariquinha”, atendendo a 25 crianças na faixa etária de 01 a 6 anos, tendo como escopo prioritário promover atividades com base no padrão holístico, cuja metodologia englobe a educação em valores universais. Até o final de 1997, os recursos utilizados na manutenção para a execução do programa foi gerado pela Diretoria, sócios contribuintes e doações voluntárias, quando então é firmada parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social – SDS e posteriormente em 2002 com a Secretaria Municipal de Educação – SME – Programa CECOI (Centro de Convivência Infantil).

No ano de 2003 nasce o Projeto “Semeando Luz” devido á relevante importância em dar continuidade ao atendimento as crianças que ao deixarem a instituição e ingressarem no ensino fundamental encontravam-se, no período inverso ao escolar expostas aos diversos riscos (ociosidade, marginalização, promiscuidade, drogas, violência física/ psicológica/ sexual, etc.), visto que a mãe continuava trabalhando. Devido á falta de parcerias e apoio foi necessário encerrar as atividades do referido Projeto em 2007 e voltar o olhar para Educação Infantil, ampliando o atendimento deste programa já estruturado e subsidiado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Em 2002 em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania efetiva-se o programa CECOI - Centro Comunitário de Convivência Infantil tendo como escopo prioritário a Educação Infantil em período integral. Durante a parceria fomos ampliando gradativamente o número de atendimento e atualmente atendemos 204 crianças na referida faixa etária, objetivando através de uma visão holística e transdisciplinar, contribuir efetivamente na formação do SER, fomentando um sistema de valores éticos-morais, propiciando-lhe a oportunidade de evoluir integralmente (aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser, a criar, a amar).

A ACEL através de voluntários oferece ainda à comunidade os seguintes programas institucionais: - Ambulatório Médico (Médico Voluntário), Núcleo de Terapias Complementares (Reiki, BEST, cromoterapia, acunpuntura, Florais), Orientações para Gestantes, Circulo de Mulheres, Oficina de Violão e Kung Fu e Assistência Espiritual.

Contamos também com um espaço de promoção de Ações Ecológicas – “Pupa” – com a finalidade de atender as crianças da Instituição e interessados de diversas localidades.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0